No Dia do Pai comemora-se a paternidade e a influência que os pais têm na vida dos filhos e na sociedade.
A ideia central deste dia foi a de criar uma data que fortalecesse os laços familiares, o respeito e o reconhecimento da versatilidade do papel do pai no seio da família enquanto homem protector.
É uma data especial que é perfeita para agradecer a entrega e a dedicação que os pais demonstram pelos seus filhos.

A origem do Dia do Pai

A origem da data permanece ainda uma incógnita.
Uma das versões remontam à antiga Babilónia, por volta do ano 2000 a.C. Conta a história de um menino chamado Elmesu, que terá escrito uma mensagem numa placa de argila ao seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida.

As primeiras celebrações do Dia do Pai remontam aos tempos da Idade Média, na Europa cristã. Nesta época, o papel da religião era significativo, já que é a data em que se celebra o Dia de S. José, pai de Jesus.
Tanto os portugueses como os espanhóis foram os grandes responsáveis por levar e instituir esta tradição na América Latina, mantendo-se a celebração no dia 19 de Março em alguns países da América do Sul, e noutros o Dia da Mãe na mesma data.

Esta comemoração acabou por ganhar maior destaque no século XX através dos Estados Unidos da América, reclamando para si uma das origens da comemoração do Dia do Pai.
Foi graças à história de Sonora Louise Dodd, uma menina norte-americana que, a 19 de Junho de 1909, resolveu criar uma data comemorativa para homenagear o seu pai, um veterano da guerra civil, que após a morte da mãe das crianças no último parto, acabou por criar seis filhos sozinho.
Após várias tentativas falhadas de reconhecer este dia no congresso americano, só em 1966 o presidente Lyndon Johnson proclamou a data, designando o terceiro domingo de Junho como o Dia do Pai. Seis anos mais tarde, Richard Nixon tornou-o nacionalmente reconhecido por lei.

Sugestões de prendas para o Dia do Pai

Avaliação 5.00 de 5
7.75

As diferentes datas comemorativas

Apesar de ser uma data oficializada mundialmente, o Dia do Pai não é celebrado no mesmo dia em todos os países.
Juntamente com Portugal, o dia 19 de Março é festejado em Andorra, Angola, Bélgica, Bolívia, Croácia, Espanha, Honduras, Itália, Liechtenstein, Moçambique e Suiça.

Países como a África do Sul, Argentina, Canadá, Estados Unidos da América, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Jamaica, Japão, Madagáscar ou Turquia, entre outros, celebram este dia no terceiro domingo de Junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *